Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sacolinhas Plásticas.... A grande vilã?

Foi assinado pelo prefeito Gilberto Kassab, o Projeto de Lei 496/2007 que proíbe a distribuição gratuita e venda de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais da capital. O PL define que os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, confeccionadas com material resistente e que suportam o acondicionamento e transporte de produtos e mercadorias em geral.

Agora pergunto. Vai resolver alguma coisa essa proibição?

Vamos ver por outro ângulo: São Paulo é o maior centro consumidor do país e sofrerá com a penalização: perda de movimentação no comércio, e principalmente desemprego em massa na cadeia produtiva, não só nas fábricas das sacolas, mais em outros setores terceirizados.

Apontada como vilã do meio ambiente, a sacola plástica na verdade é apenas um item como tantos outros usados incorretamente, pois existe o desperdício de sacolas (já que são produzidas com espessuras finíssimas e não resistindo a muito peso) e além da falta de uma política adequada de reciclagem dos resíduos pós-consumo.

Embalar o lixo em plástico é uma recomendação dos órgãos de saúde do país, para que se evitem contaminações. A sacola plástica é reutilizada pelos consumidores para acondicionar o lixo doméstico, representando higiene, economia e atitude ambiental responsável. Na falta dessa embalagem, o consumidor deverá comprar sacos de lixo (que é material plástico, como a sacola) o que irá gerar custo adicional às famílias. Qual a diferença entre as sacolas plásticas e os sacos de lixo?

Acredito que com o combate ao desperdício com educação massiva, conscientização da população sobre o uso correto, reutilização e descarte responsável das sacolas plásticas, o caminho é adequado, um estudo do Governo Britânico sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas mostrou que a sacolinha plástica tem melhor desempenho ambiental em 8 das 9 categorias avaliadas. Outro dado importante é que ela apresenta a menor geração de CO2 em seu processo produtivo, além de consumir menor quantidade de matéria-prima frente às outras opções.

Sacolas plásticas não pode? E derrubar árvores, pode? (afinal a celulose do papel e papelão vem de onde? Vamos trocar seis ou meia-dúzia?

Defendo a sacola plástica. SIM. Mas defendo uma sacola plástica mais resistente, onde com uma sacola apenas consigamos colocar muitos produtos e não colocar duas ou três sacolas para transportar produtos pesados, assim elas podem ser usadas mais vezes inclusive para outras compras.

Na minha opinião, o pior de tudo é a falta de educação e conscientização da população, e falta de colaboração do próprio governo, não encontramos uma lixeira pelas ruas de São Paulo, e as poucas que tem estão destruídas pelos vândalos, a falta de união e educação da população e a falta de punição adequada contra esses atos de vandalismo é imensa.

Precisamos sim, de projetos de conscientização da população, fortes investimentos no setor de reciclagem seletiva, só assim podemos ajudar o nosso planeta e com apenas uma palavra: EDUCAÇÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário